Blog
Saiba os 10 motivos que farão você querer começar a trabalhar em um Coworking

Estamos vivendo em uma era em que as empresas buscam cada vez mais maximizar o aproveitamento de suas ações e espaço de trabalho. Vivemos em uma era de inovações, em que inovar parou de ser um diferencial para ser uma necessidade. Sendo assim, uma das opções que estão ganhando destaque nos últimos tempos são os conhecidos Coworkings, espaços compartilhados que são capazes de gerar networking, facilidade e inspiração para as empresas inovarem. O espaço, na maioria das vezes, conta com diversas salas para cursos, treinamentos, reuniões e palestras, oferecendo toda estrutura necessária que uma empresa precisa. Assim, preparamos um conteúdo com os 10 principais motivos que farão você querer começar a trabalhar ou migrar para esse espaço que tem facilitado o caminho para diversas empresas.

 

1º - Redução de Custos:

            Considerada como uma forte premissa para muitas empresas que migram para esse espaço, a questão do custo está atrelada ao fato de o espaço ser compartilhado, de modo que a empresa não necessita assumir o custo de forma individual, tendo em vista que o valor cobrado é mensal, em que estão inclusos, na maioria das vezes, salas de reuniões, internet, água, luz, telefone, impostos, etc. Isso faz com que diversas empresas consigam reduzir seus custos e aumentar o seu lucro.

 

2º - Proporção de Networking:

            Os espaços contam com uma gama de empresas trabalhando no mesmo local. Desta maneira, é muito fácil fazer um networking que trará vantagens para seu negócio. No mundo corporativo, muitas empresas pagam para trocarem ideias, experiências e insights. Para quem participa de um coworking, este valor já está incluso no seu aluguel. Um exemplo prático acontece em nossa empresa, Panorama Planejamento Empresarial, em que trabalhamos com diversos projetos que demandam de algumas informações contábeis; ao lado da nossa mesa trabalha um contador, o que nos deu a oportunidade de trocarmos diversas informações e conversamos sobre uma possível parceria. Além desses fatores, frisamos que o local proporciona um aumento das suas habilidades de lidar com pessoas em geral.

 

3º - Foco no resultado:

            Outra questão bastante positiva na utilização do espaço é a questão de foco no resultado. Muitos empreendedores que trabalhavam em casa ou em outros espaços afirmam que após a mudança para o Coworking foi muito mais fácil manter o foco nas atividades da empresa. Desta forma, muitas empresas conseguem manter o foco produtivo voltado para resultados, influenciando no crescimento da empresa. O foco é gerado, também, pelo fato de outras empresas estarem trabalhando no mesmo local e gerando resultados para si, influenciando as demais a operarem de forma a gerarem resultados positivos.

 

4º - Ambiente que promove criatividade e inovação:

            Pelo fato de as empresas serem de segmentos distintos, o ambiente diversificado acaba promovendo criatividade e inovação, pois o contato com o novo faz com que as empresas instiguem seu processo criativo e busquem aplicar processos diferentes que cooperem para seus desenvolvimentos. Um ambiente monótono acaba servindo de bloqueio para equipes que buscam o diferente; logo, o ambiente de Coworking é o local ideal para aqueles que pretendem inovar.

 

5º - Motivação para não se acomodar:

            É muito mais fácil encontrarmos motivação para buscarmos o diferente quando não estamos trabalhando em casa ou em uma empresa muito conservadora, em que os processos sempre são os mesmos. O diferente, as pessoas novas e a estrutura local sempre são motivos para não nos acomodarmos. A movimentação nos estimula a movimentarmos e não nos acomodarmos nas nossas atividades ou processos. Hoje a empresa que se acomoda não cresce, o profissional que não se informa acaba se estagnando. Portanto, o espaço de Coworking acaba sendo uma das soluções para pessoas que buscam não se acomodarem.

 

6º - Criação de parcerias:

            Muitas empresas buscam parcerias no mercado como forma de encontrarem um complemento que some para sua empresa. Desta forma, o espaço, com certeza, facilita o caminho para quem busca essas parcerias. Como citado acima, no caso da nossa empresa, o processo se dá de forma totalmente dinâmica. Trabalhando no mesmo local que diversos profissionais, torna-se mais fácil firmar parcerias pelo simples convívio diário.

 

7º - Ambientes diversificados e preparados para todas as atividades:

            Quando o assunto é estrutura local para atender diversas atividades demandadas pelas empresas, o tema Coworking lidera. Isso ocorre pelo fato de o local possuir a estrutura necessária para diversas atividades, como por exemplo a sala de reunião ou auditório para palestras, cursos, treinamentos e outras atividades. Dessa forma, aquelas empresas que buscam locais externos para realizar essas atividades acabam operando em maiores custos.

 

8º - Localização de fácil acesso:

            Os locais de Coworking, em sua maioria, são instalados em locais de fácil acesso e estratégicos para que as empresas possam usufruir da localidade de forma positiva. Além disso, temos o fato de que a localização acaba servindo-se como referência para mais de uma empresa, ou seja, na hora de indicar o local para algum cliente, os coworkers acabam usando outras empresas como referência de local.

 

9º - Ampliação da sua carteira de clientes:

            Também temos o fato de que o espaço proporciona uma ampliação da carteira de clientes das empresas. Tal fator ocorre pois muitos clientes de outras empresas podem acabar conhecendo a sua e adquirindo seus produtos ou serviços. Além disso, outras empresas passam a conhecer seu portfólio e a fazer sua indicação, por conseguinte ampliando sua carteira de clientes.

 

10º - Serviço de atendimento telefônico personalizado:

            Por fim, muitos desses espaços utilizam serviços telefônicos capazes de disponibilizarem linhas exclusivas para atender os clientes de cada empresa participante. Essas linhas são capazes de facilitar a conexão por meio da transferência da ligação, que é feita no coworking para o telefone celular ou fixo das empresas ali instaladas. Com isso, as empresas passam a gerar uma maior confiabilidade aos seus clientes e a poupar investimentos com secretárias particulares.

 

Dessa forma, podemos perceber que trabalhar em um coworking pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Se interessou pelo assunto? Venha conhecer nosso espaço! A CosySpace é um Coworking da cidade de Uberlândia que está cada dia trazendo mais benefícios para nossos parceiros. Venha fazer parte de nossa rede :)