Blog
Plano de negócios: para quê serve?

Muitas pessoas que buscam investir seu dinheiro em um negócio não sabem por onde começar, o tempo passa e na maioria das vezes aquele sonho de ter seu próprio negócio acaba sendo substituído por um emprego assalariado. Além disso, temos aqueles casos em que as pessoas efetivamente abrem suas empresas, porém acabam passando por grandes dificuldades nos meses iniciais do negócio, e o final disso não precisamos nem falar… empresas fechando. Sendo assim, separamos um conteúdo que é indispensável na hora de tomar a decisão certa.

Hoje em dia, existem diversas formas de fazermos um planejamento capaz de reduzir as incertezas na hora da tomada de decisão; por exemplo, com a execução do modelo Canvas, da análise S.W.O.T., do método BSC (Balance Scorecard), entre outros. Porém, nenhum se iguala na eficácia se comparado com o famoso Plano de Negócios, que é capaz de fornecer ao empreendedor uma gama de informações capazes de retratar os passos a serem seguidos para o sucesso futuro da empresa. Sendo assim, o principal objetivo do Plano de Negócios é reduzir incertezas por meio do planejamento total do negócio.

Podemos dizer que o Plano de Negócio é um documento que descreve passo a passo a ser seguido pelo empreendedor, englobando questões relacionadas a mercado, produto, serviço, consumidor, concorrentes, fornecedores, trabalho, legislação, operacionalidade da empresa, marketing, financeiro, entre outros. Portanto, construir um Plano de Negócios completo e de qualidade demanda tempo, know-how, técnica, pesquisa, atenção e consciência de que o você espera pode não ser de fato o cenário realista, porém reduz as incertezas do sucesso do negócio, poupando um investimento maior que poderá ser despendido com outra coisa.

Muitos podem estar se perguntando se o serviço funciona apenas para aqueles que estão abrindo uma nova empresa. Não, o Plano de Negócios também é bem-vindo para empresas que estão em processo de expansão, para produtos novos que serão lançados no mercado, para mudanças de foco de produção, implementações de inovação, entre outros. A ideia é buscarmos o retrato ideal do mercado para que nossos planos saiam conforme o esperado, para conhecermos nosso negócio, aproveitarmos dos seus pontos fortes e sanarmos seus pontos fracos.

Empreender é sempre um novo desafio, mesmo para aqueles negócios que já estão consolidados, pois estamos sujeitos às oscilações do mercado, que podem ser previsíveis. Portanto é sempre importante nos prevenirmos ao máximo e garantirmos a sobrevivência e crescimento do nosso negócio. O Plano de Negócios é uma das ferramentas que garante aos empreendimentos essas premissas. Se você busca as melhores ideias para seu negócio, comece planejando e aumentando suas chances de acertar, comece com um Plano de Negócios!

 

A Cosyspace é repleta de parceiros que podem te ajudar com seu Plano de Negócios! Fique sempre atento que estamos cheios de novidades para vocês :)