Blog
#Fiqueemcasa: formas de manter a rotina em tempos de coronavírus

Manter o equilíbrio com mudanças nas tarefas diárias podem evitar impactos sociais e psicológicos 

Hoje a CosySpace está com uma tarefa delicada e importantíssima para fazer. Discorrer formas criativas de manter a rotina, mesmo à distância, em tempos de coronavírus. Sério? Sabemos. É um momento que, todos podemos colaborar para salvar vidas ao manter o distanciamento social e praticar as recomendações de higiene.  

Mesmo assim, nesse e nos próximos momentos que estão por vir, há pessoas que precisarão de assistência médica e hospitalar para preservarem suas vidas. Por isso, é necessário manter uma boa rotina e preservar a saúde física e mental.  

Para a advogada colaborativa, Olivia Fürst, que trabalha com a ferramenta Zoom, aplicativo normalmente utilizado em reuniões corporativas, isto facilita a gestão de crises e diálogo. Ainda sobre isso, aborda que, o lado profissional ajuda nesta nova rotina pessoal, seja marcando chamadas de vídeo com amigos e parentes ou estimulando a conversa das crianças. 

laptop on top of table beside vase of flowers

Relacione Hábitos Novos e Antigos! 

Mantenha a rotina. Seja ela parcial, virtual, diferente. Como exemplo, consegue-se ater a amigos se reúnem via vídeo conferência para colocar o “papo” em dia. A galera da academia recorre a aplicativos para continuar treinando. Professores transferem aulas presenciais para as redes sociais. Bandas seguem ensaiando: os músicos tocam simultaneamente, cada um no seu estúdio caseiro. E tem até amigos se encontrando on-line para manter memórias vivas, como jogar o tão famoso Stop ou Adedonha, para outros lugares. 

E, para além de todas essas situações é preciso refletir sobre as crianças nestes tempos. Olivia está com os dois filhos em casa desde sexta-feira.  A advogada não tem dúvidas de que é importante manter o convívio da turma do colégio durante a quarentena anti-Covid-19. Tendo em vista isso, a mesma criou um projeto de mostra coletiva de desenhos via WhatsApp com o tema “qual a cara do coronavírus?”.  

“Crianças são o futuro do país” 

Parece ser óbvio e realmente é. E, com isso, devemos preserva a boa conduta delas. Isso inclui atentá-los sobre diversas instâncias, tal como Saúde Pública e Mental. Com esse projeto, a mãe, conseguiu reunir os colegas de sala dos filhos, as mesmas consideraram o momento produtiva, uns conheceram mais sobre a vida do outro e alguns fizeram questão de ressaltar que estão participando das atividades domésticas; a máscara cirúrgica de uma menina foi elogiada como “um charme”.  

Essa crise deixa explícito que existe uma necessidade básica do ser humano de estar conectado — diz Olivia, que planeja lives sobre gestão de conflitos direcionadas a famílias que agora vão passar mais horas sob o mesmo teto. — Não basta escrever, postar, mandar zap, telefone. Percebe-se e a falta que faz ver o outro, a expressão, o olhar. 

Mantenha a atitude positiva! 

Como todos sabemos, a presente conjuntura demonstra uma grande preocupação. Para além de atividades de integração e/ou necessidade de encontro, é preciso saúde mental. Coloque como hábito dedicar tempo para reflexão e autoconhecimento, como a prática de meditação. Informações estão sendo bombardeadas a todo momento, dedique apenas um tempo para elucidar sobre as últimas e mantenha a calma. 

CosySpace deseja positividade a todos neste momento e muita esperança!