Blog
Como a Ética pode ajudar nossas relações no trabalho?

Ética é diferente de moral.  Nos dias atuais, há um uso constante das duas palavras como se ambas fossem sinônimo. Ética significa uma reflexão sobre os valores morais de conduta de uma determinada pessoa, ou seja, disposições de caráter que levam alguém a respeitar ou desrespeitar um valor moral. A vida é um exemplo de valor ético fundamental e está protegida no art. 5º da CF/88. 

Ética não se confunde com direito, pois sua dimensão é mais ampla que as legislações vigentes. Ela não prevê punições.

O uso da ética no mundo corporativo pode melhorar muito nossas relações no trabalho.

Para o trabalhador, agir de forma ética significa não só cumprir o código de ética, deve por exemplo, levar sugestões para que a empresa possa melhorar.

Para que o gestor seja ético, deve procurar justificar as decisões tomadas perante a sua equipe e a sociedade. Atualmente, o gestor precisa antes de tudo, ser capaz de ter atitudes críticas e reflexivas pautadas num censo universal de ética e não agir de forma impulsiva. 

A gestão fundamentada na ética deve pautar-se pela meritocracia, pela busca da qualificação técnica, pela prudência, pelo aprendizado através da experiência e pela busca do bem-estar social.   

 

Regina Fraguito.