O famoso termo empresarial Coworking, é um modo de trabalho que se caracteriza pelo compartilhamento de espaço e recursos de escritório, o que faz pessoas se reunirem e não trabalharem necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação. Neste sentindo pode inclusive, reunir profissionais de diversos ramos e controlar gastos.
Com esse novo modelo no mercado, foi vista uma solução para pessoas que sentiam um certo isolamento e viam a necessidade de sair do home office. Afinal, estabelecer um local de trabalho, segundo diversos profissionais e estudos, faz ser possível o aumento da produtividade e o networking.
É interessante ressaltar que, pessoas e empresas usuárias de coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente, já que no mesmo lugar o leque é grande para diversos serviços. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo.
Neste sentido, cabe estabelecer uma relação com a Economia Colaborativa, logo o compartilhamento destas áreas de serviços que em sua maioria fariam ter gastos maiores são superados para poupar ou para levantar alguma renda extra. É assim, que se observa uma excelente maneira de pessoas e empresas reduzirem gastos uma economia que bens e serviços são obtidos de forma compartilhada.
Para entender como funciona estes serviços, estes são alguns exemplos:
Coworking Casa Vermelha - São Paulo (SP)
O estado de São Paulo está no topo do ranking brasileiro de Economia Colaborativa. De acordo com lista do site Coworking Brasil, o Coworking Casa Vermelha é um dos exemplos mais famosos e sucessíveis no território nacional.
Situado no bairro de Perdizes desde 2015, o espaço é agradável indicado para pessoas que desejam dedicar-se a novas posições profissionais. O interessante é que a casa possui uma oferta bem atrativa: o test Day gratuito.
Assim, é possível prestar os seus serviços em um dia qualquer a fim de descobrir se é o que está buscando. Uma ideia bem inovadora, não? Você comparece ao local, sente o ambiente e decidi se é o lugar almejado.
Alcateia Colab - Jaraguá do Sul (SC)
Localizado em Santa Catarina, os escritórios compartilhados também estão extremamente em alta. A prova disto é que o estado só fica atrás de São Paulo, segundo reportagem do jornal O Correio do Povo. A ‘invasão’ começou na capital Florianópolis, mas já chegou a todas as regiões de Santa Catarina.
Em Jaraguá do Sul, a Alcateia Colab foi criada há aproximadamente dois anos e abriga mais de 10 profissionais. A atmosfera é bastante despojada e oferece liberdade total aos seus adeptos.
A meta foi acabar com o isolamento enfrentado por muitos profissionais autônomos e liberais. E, além disso, contar com um local apropriado para fazer encontros com os consumidores em qualquer horário do dia ou da noite.
Workplace Palhano - Londrina (PR)
Situado em Londrina, é um escritório virtual para empresas, profissionais liberais e empreendedores, com estações de trabalho para coworking, salas de atendimento e reunião para serem utilizados no momento em que o usuário solicite.
Ideal para profissionais liberais, trabalhadores em sistema home-office e empresas que terceirizam certas atividades, com a comodidade e racionalidade de pagar apenas pelo tempo utilizado.
Nós Coworking - Porto Alegre (RS)
Entre os melhores coworks do Brasil se encontra o Nós Coworking, localizado na capital gaúcha Porto Alegre. Atuando desde 2012, já se transformou em um exemplo a nível nacional se destaca por ter a sede em um prédio histórico. Além disso, o ambiente se localiza na área central de Porto Alegre.
Coletivo Centopeia - Goiânia (GO)
Com 500 metros quadrados, o Coletivo Centopeia existe há aproximadamente cinco anos e já auxiliou mais de 220 profissionais. Segundo a própria definição, este é um coletivo destinado a colaborar com novas propostas culturais e empreendedores da capital goiana.
Os três pilares da coletividade são: a Escola Criativa, o Espaço Plural e a Potencializadora de Negócios. O intuito primordial é proporcionar um local criativo, inspirador, dinâmico e plural para todos os interessados.
3255 LAB - Juiz de Fora (MG)
Entre os melhores coworks do Brasil, é preciso apresentar o 3255 Coworking. Este foi um projeto pioneiro em Juiz de Fora e se expandiu tanto que já possui um evento anual. Com o nome de 3255 LAB, o acontecimento reúne empreendedores e estudantes dos mais diferentes setores.
Cosyspace - Uberlândia (MG)
O próprio nome já diz, Cosyspace é um espaço pensado para unir o conforto e o bem-estar ao trabalho.
A arquitetura da casa construída em 1999 foi lar da família durante muitos anos. Visando empreender, em 2017 veio a ideia de montar um espaço de locação de salas, com conexão entre vários profissionais e onde se realizassem eventos e cursos de aprimoramento.
Para isso, adequou-se a infraestrutura da casa, unindo a arquitetura existente com algo mais moderno e novo. Mas só em 2018, o projeto teve como objetivo o conceito de coworking. Assim, nasceu o Cosyspace.
Os serviços incluem:
- Aluguel de salas EXECUTIVA/PRIVATIVA
Por hora, turno ou dia: espaço reservado e mobiliado para atendimento ao cliente individual ou até 7 pessoas, com TV para apresentações, internet, ar condicionado, água e café.
- Aluguel de salas EXECUTIVA/REUNIÃO
Por hora, turno ou dia: para receber seus clientes e fazer reuniões empresarias para até 6 pessoas. Este espaço reservado é mobiliado com TV para apresentações, Flip-Chart, internet, ar condicionado, água e café.
- Aluguel de salas PRIVATIVAS/MENSAL
Decoradas com mobiliário moderno, ar condicionado, internet, água e café.
- Auditório
Espaço equipado para até 40 pessoas, com data show, microfone, som ambiente, ar condicionado, internet e WiFi. Ideal para eventos corporativos, culturais e lançamento de livros. Aluguel por hora, turno ou dia. Pacotes de horas.
- Cosy Telecom
Disponibilizamos uma linha telefônica exclusiva para sua empresa divulgar nos cartões de visita e no seu site, com atendimento profissional personalizado. Transferimos a ligação ou enviamos o recado por e-mail, quando você não puder atender. Para profissionais liberais, empreendedores e empresas.
- Endereço Comercial e Fiscal
Em certos casos o empresário não pode usar seu endereço residencial para registrar a sua empresa. Sendo assim, o endereço virtual pode ser usado para fazer o registro da empresa junto aos órgãos regulamentadores, evitando problemas futuros com a fiscalização dos órgãos competentes.
Se interessou? Faça parte deste movimento inovador que são os Coworkings!