Blog
Vale a pena trocar o home office pelo Coworking?

Pensado para o trabalho autônomo e networking com pessoas de diversas áreas o Coworking está cada vez mais ganhando força. 

É muito comum que a dúvida entre o Coworking e o home office esteja presente na cabeça dos aspirantes do mundo “Business”. Atualmente, podemos observar que, o trabalho fora de ambientes formais está ganhando força e muitas alternativas surgem, cada vez mais, para essas vertentes. O home office manifestou-se como uma saída, entretanto quando se pensa em um indivíduo que tem ou participa de um negócio dinâmico, que exige alta produtividade e assertividade, que precisa de mais pessoas e boas ideias, este ideal não é tão benéfico assim, com isso, surge o “Coworking”. 

Um modelo de negócio novo no Brasil, caracterizado por ser um escritório compartilhado o Coworking tem como principal vantagem, além da redução de custos, a divisão do mesmo ambiente com profissionais de diversos setores, que possibilita uma maior troca de experiências, ocasionando, um “networking” mais amplo e flexível. 

Já no home office é visto que os profissionais ficam praticamente todo o tempo sozinhos, e por este motivo o Coworking se torna gradativamente um ramo em ascensão. Para se ter uma ideia, o trabalho é realizado em ambientes compartilhados e repletos de inovação e networking. Para os momentos de maior concentração também há sempre uma sala fechada e exclusiva para usar, conforme o Escritório compartilhado CosySpace, que denomina a dependência como a Sala de Reuniões. 

people sitting at the table looking to another person standing in front of them

Além disso, esses espaços viabilizam aos profissionais uma mesa própria, enquanto compartilham as instalações com seus parceiros, logo uma alternativa para quem está iniciando em um ramo de atuação, ou para os pequenos empresários, que possuem certa dificuldade para se manterem no mercado. 

De modo geral, o Coworking é um local preparado, afinal é pensado e organizado justamente para o público que necessita da demanda, que exige um local apropriado para a recepção dos clientes. Enquanto no Home Office, pode acontecer algum imprevisto e os aposentos do local não estar de acordo com o feitio do parceiro. Afinal, não é um ambiente geralmente corporativo.