Blog
A sustentabilidade no ambiente de trabalho

A concepção de um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida do colaborador, do ponto de vista físico e psíquico. 

Mas, afinal, o que é ser uma empresa sustentável? 

Segundo Adriane Alice Pereira em artigo para a ANPROTEC, uma empresa sustentável significa, uma organização dedicada a ética e a transparência na gestão dos negócios, de que resultados sejam relatados em um tripé de esferas inseparáveis, logo a econômica, a social e a ambiental. 

Assim, tendo como base esses três aspectos as empresas devem orientar as suas decisões. 

Isto é, a ética nos negócios se dá quando as decisões de interesse da empresa também respeitam os direitos, os valores e os interesses relacionados aos impactos gerados por ela, tanto na sociedade, no meio ambiente ou no futuro da própria organização. 

Mas há a pergunta-mor da questão: Como membros de organizações podem refletir as atitudes em relação as três dimensões? A resposta é simples! Quanto ao capital humano, se traçarmos nossos relacionamentos na transparência e respeito ao próximo, estaremos promovendo relações de trabalho sustentáveis. 

Para Selim Nigri, consultor da Lumo, revela que a cada encontro pode-se desenvolver a autoconsciência, o reconhecimento como indivíduos com princípios e valores, percebendo as reações e consequências das ações como um todo. Além de ser uma jornada de autoconhecimento, a construção de relações de trabalho respeitosas reforça a dignidade humana, pilar do capital humano na sustentabilidade. 

 man sitting on chair wearing gray crew-neck long-sleeved shirt using Apple Magic Keyboard

Absorvendo essa postura, existem formas simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia das empresas, logo: 

Utilizar canecas ao invés de copos descartáveis; 

Desligar a luz e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso; 

Adotar a coleta seletiva; 

Evitar a impressão desnecessária de materiais; 

Utilizar papel de rascunho quando possível; 

Adotar carona solidária; 

Utilizar a luz e ventilação naturais preferencialmente, são alguns exemplos, dentre tantos outros possíveis, de atitudes sustentáveis. 

Em geral, o papel do colaborador no resultado econômico será uma consequência direta da atuação individual nas outras duas esferas. Ser mais sustentável no trabalho tornam as relações saudáveis, a fluidez de processos e a otimização de resultados ganhos naturais. 

Se individualmente for possível evitar o desperdício e se ter a prática do consumo consciente de recursos naturais, o resultado econômico certamente será positivo. A sustentabilidade deve ser pensada de forma integral (social, ambiental e econômico) em todas as esferas da vida, seja pessoal ou no trabalho. 

Atuar de forma sustentável é agir no mundo com ética e cuidado e é desta forma que a Cosy Space representa!