A concepção de um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida do colaborador, do ponto de vista físico e psíquico.
Mas, afinal, o que é ser uma empresa sustentável?
Segundo Adriane Alice Pereira em artigo para a ANPROTEC, uma empresa sustentável significa, uma organização dedicada a ética e a transparência na gestão dos negócios, de que resultados sejam relatados em um tripé de esferas inseparáveis, logo a econômica, a social e a ambiental.
Assim, tendo como base esses três aspectos as empresas devem orientar as suas decisões.
Isto é, a ética nos negócios se dá quando as decisões de interesse da empresa também respeitam os direitos, os valores e os interesses relacionados aos impactos gerados por ela, tanto na sociedade, no meio ambiente ou no futuro da própria organização.
Mas há a pergunta-mor da questão: Como membros de organizações podem refletir as atitudes em relação as três dimensões? A resposta é simples! Quanto ao capital humano, se traçarmos nossos relacionamentos na transparência e respeito ao próximo, estaremos promovendo relações de trabalho sustentáveis.
Para Selim Nigri, consultor da Lumo, revela que a cada encontro pode-se desenvolver a autoconsciência, o reconhecimento como indivíduos com princípios e valores, percebendo as reações e consequências das ações como um todo. Além de ser uma jornada de autoconhecimento, a construção de relações de trabalho respeitosas reforça a dignidade humana, pilar do capital humano na sustentabilidade.
Absorvendo essa postura, existem formas simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia das empresas, logo:
Utilizar canecas ao invés de copos descartáveis;
Desligar a luz e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
Adotar a coleta seletiva;
Evitar a impressão desnecessária de materiais;
Utilizar papel de rascunho quando possível;
Adotar carona solidária;
Utilizar a luz e ventilação naturais preferencialmente, são alguns exemplos, dentre tantos outros possíveis, de atitudes sustentáveis.
Em geral, o papel do colaborador no resultado econômico será uma consequência direta da atuação individual nas outras duas esferas. Ser mais sustentável no trabalho tornam as relações saudáveis, a fluidez de processos e a otimização de resultados ganhos naturais.
Se individualmente for possível evitar o desperdício e se ter a prática do consumo consciente de recursos naturais, o resultado econômico certamente será positivo. A sustentabilidade deve ser pensada de forma integral (social, ambiental e econômico) em todas as esferas da vida, seja pessoal ou no trabalho.
Atuar de forma sustentável é agir no mundo com ética e cuidado e é desta forma que a Cosy Space representa!