Blog
A importância dos coworkings para a inovação nas empresas

 

A importância dos coworkings para a inovação e o futuro do trabalho não é tão recente. O Cosy Space, por exemplo, foi uma ideia que surgiu em 2015, em Uberlândia, quando os proprietários tiveram a iniciativa de criar espaços de trabalho colaborativos para pessoas com interesses em criar e promover um local de locação de salas, com conexão entre vários profissionais e onde se realizassem eventos e cursos de aprimoramento. 

Situações assim só reforçam e comprovam que os coworkings são ambientes que promovem a produtividade e a criatividade. Com isso, é possível destacar a justificativa desses espaços serem essenciais para fomentar a inovação nas empresas e no mercado atual. 

Por esse motivo, o segredo do êxito das empresas bem sucedidas é o hábito da cultura da inovação. Para tanto, o coworking favorece o compartilhamento de ideias entre os profissionais que trabalham.  

Isso acontece na medida em que, no modelo tradicional, os colaboradores estão acostumados com o mesmo ambiente, observando o mesmo fluxo de pessoas cotidianamente diariamente e com as mesmas conversas. Portanto, interagir com pessoas que tenham diferentes experiências proporcionam estímulos externos que certamente colaboram para a inovação. 

three men sitting on chair beside tables

Neste sentido, o ganho é maior porque a experiência proporciona vantagens, como a integração entre indivíduos com perfis semelhantes. No Cosy Space, por exemplo, a ideia se tornou concreta e efetiva em 2017, o profissional não está sozinho quanto as suas dificuldades profissionais, pois todos que se encontram no espaço têm estilos de trabalho muito parecidos, ainda que sejam profissionais de áreas diferentes. Nesse cenário, os grupos além de criarem organização própria, estabelecem práticas que servem para o bem comum. 

Por fim, os Coworkings proporcionam diversas oportunidades de negócios, promovendo encontros e ações programadas, o que os diferencia ainda mais de um escritório convencional. Assim, o networking e a troca de ideias é muito estimulado, sendo o tópico mais do que especial para inovação.